sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

A Ucrânia de Clarice Lispector



"Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro..." Clarice Lispector
Filha de judeus russos, nascida na Ucrânia em 1920 e posteriormente, naturalizada brasileira, Clarice Lispector é sem sombra de dúvida, uma das mais importantes escritoras  do século XX.  Com maestria, descreve cenas simples do cotidiano e tramas psicológicas,  Perto do coração selvagem, seu romance de estréia, quando publicado em 1944, causou estranhamento nos críticos e leitores da época.  Sua obra é tão admirável que há quem diga que: “Escritores escrevem para leitores e Clarice para escritores”
            A  Ucrânia é  o segundo maior país da Europa oriental em extensão geográfica e muito associado aos  pêssankas  da tradição local, mas também tem outros encantos e histórias. Algumas pesquisas indicam que, possivelmente tenha sido o berço da domesticação dos cavalos. Nesta terra fértil, celeiro da Europa,  onde reinam os grandes rios  Dniepre e Donetz  e imponentes castelos  é a certeza  de férias inesquecíveis!

            Agora, se  não for possível,  conhecer pessoalmente as belezas  da terra natal de Clarice e a magia de seus castelos, viaje  por meio da literatura, comece pelo romance  “ Taras Bulba, de  Mykola Gogol, no qual está mencionada a fortaleza do Dubno, mas antes de se enveredar na magia ucraniana, leia  Clarice Lispector, você vai se apaixonar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário