terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Angelita di Anzio - Uma canção para refletir

Angelita di Anzio – Uma canção para refletir

            Os anos sessenta foram ricos musicalmente. Impossível esquecer os grandes festivais: Roberto Carlos e seus companheiros da Jovem Guarda,  Elis Regina, Nara Leão e  toda a turma da Bossa Nova. Era delicioso ouvir rádio! Em meio  a esta efervescência  de estilos musicais, ouvia-se também Angelita,  versão da canção italiana  Angelita di Anzio, gravada em 1965, pela cantora Giane. Eu gostava  tanto da canção, que desejava dar à luz a uma  linda criança,  de olhos azuis, cabelos loiros e encaracolados como um anjo barroco e, claro, se chamaria Angelita. Décadas  se passaram, não tive o privilégio de ser mãe, porém os versos da canção sempre ecoaram em meu coração.
“(...)Angelita
 o seu nome há de ser Angelita
Angelita,
Angelita eu não posso esquecer Angelita
Angelita....”
            A internet chegou e com ela, a possibilidade de transitar entre passado, presente e futuro previsto pelas pesquisas cientificas, artistas de vanguarda  à frente do seu tempo. Um dia, navegando sem rumo certo na rede, encontrei a  história por trás  da música Angelita.  Em 1964, o grupo musical Los Marcellos Ferial, gravou Angelita di Anzio. Os autores T. Roman - M. Minerbi  em 1964, sensibilizados com a história do soldado Christopher S. Hayes, militar do "Royal Scots Fusiliers, decidiram homenagear a criança com  em uma canção.
É um fato real, comovente que mostra  que no peito de um soldado bate um coração humano. Em 15  de junho de 1944, o combatente e seu pelotão desembarcaram na Costa de Anzio, para enfrentarem os alemães. Em vez do pelotão esperado, encontrou uma criança sozinha, apavorada, que aparentava  uns cinco anos  de idade. Sem ter a quem entregá-la decidiu  levá-la como mascote do pelotão. O destina da menina já estava traçado: uma granada caiu na trincheira matando-a na hora. Para um soldado, lutar é preciso e a guerra continuava feroz e ele se viu forçado a abandonar o corpo da menina insepulto.
      A Guerra chegou ao fim, passaram-se mais de vinte anos e a lembrança de Angelita  continuava viva em seu coração. O Ex-combatente decidiu escrever ao prefeito de Anzio para saber  noticiais, seu nome, onde estava sepultada. O Conselho Municipal de Anzio desconhecia a história, porém, no Ano Internacional da Criança dedicou lhe um monumento em virtude de seu valor simbólico.  A escultura – uma criança rodeada de gaivotas é de autoria do escultor   Sergio Cappellini  e foi inaugurada em 22 de janeiro 1979.
            Angelita!  uma entre  centenas de milhares de  crianças vítimas das atrocidades dos adultos que não conseguem compreender que a vida é uma dádiva de Deus e deve ser preservada  sempre.
Um trecho da canção em italiano para você.

(...)
“Sbarcammo ad Anzio
una notte,
oh oh, oh oh.

C'era soltanto la luna
ed un pianto di bimba.
In fondo al suo sguardo di mare
c'erano ancora le favole,
e quattro conchiglie
ripiene di sabbia
stringeva una piccola mano.

Angelita,
ti saresti chiamata Angelita,
Angelita.  ...”

Vale a pena ouvir a original!

Amélia Justina, fevereiro de 2016




29 comentários:

  1. Valdir Gomes Figueira - Maringá PR3 de outubro de 2017 às 11:26

    Essa música me fazia chorar quando garoto, adolescente, hoje, com meus 62 anos, quando a ouço, me arrepio todo e confesso, ainda dá um nó muito apertado na garganta. História linda, porém, muito triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela toca profundamente porque mostra, que mesmo em situação de guerra,em um campo de batalha é possível encontrar amor e solidariedade. Nos faz acreditar em mundo melhor

      Excluir
    2. Chorava muito quando ouvia, sentia uma grande tristeza, era criança e não compreendia, hoje sei pq a dor, a história real passada de forma sensível.

      Excluir
  2. Hoje com 61 anos, conheci a história da música Angelita. Na minha infância, o rádio lá em casa ficava ligado quase o dia todo A música Angelita tocava várias vezes por dia.Hoje compreendo que ao ouvi-la novamente sinto um sentimento de tristeza misturado com saudade, revivo aqueles momentos de uma família simples do interior de Minas Gerais.Bolo com café, sol muito quente, nada para fazer, rádio ligado. Hoje uma saudade, sem volta, saudade...

    ResponderExcluir
  3. Bem que eu notei que em certa parte da música diz assim
    "Que tarde escura
    Tão triste
    Uma criança calava
    e a vida perdia
    Naquele olhar de ternura
    Só lhe restaram as lágrimas "
    É bem triste mesmo

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Eu recebi dos meus pais o nome de Angelita por causa dessa musica!

      Excluir
  5. Será que o seu nome é uma homenagem a pequenina Angelita de Anzio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Angelita, tenho 43 anos de idade hj. Meu pai é de descendência italiana, e escolheu meu nome, em homenagem a essa criança que morreu durante a guerra. Cresci ouvindo a história triste dessa criança!😭

      Excluir
  6. Nasci em fevereiro de 1966. Meu nome é Angelita pq minha mãe adorava essa música q fez sucesso em 1966. Não conhecia a história da menina é me comoveu muito.

    ResponderExcluir
  7. hoje dia 25 de julho de 2019 depois de tantas perguntas ,tantas buscas consegui as respostas quem era angelita ..que triste

    ResponderExcluir
  8. Sempre achei tao triste essa música, a conheço desde pequenina, me emociono sempre q a ouço

    ResponderExcluir
  9. Obrigada a todos que leram e apreciaram a minha pesquisa sobre esta bela canção.

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigada pela sua contribuição. Meu nome é Angelita e sempre pesquisei sobre a música que foi um dos motivos que fez meus pais escolherem meu nome. Ainda procuro um filme que dizem ter existido.Hoje consegui entender melhor com suas informações!

    ResponderExcluir
  11. Me Nome e Angelita basic em 64, Ipatinga MG e recebi o Nome do cordel Angelita e o cachorro dos Morris, linda literarura, sempre que falo o meu nome alguem acha que e pela cancao acho linda, so conto- lhe a historia que tambem e emocionante e questions sou um ammo de pedra em Tupi, e baba de anjos em grego amp me Nome seu significado e ambas historias e ate porque São reais.

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é Angelita..... Amo essa música, é triste mas muito linda....❤️

    ResponderExcluir
  13. Me chamo Angelita e conheci a história ainda menina neta de italianos me contavam a história do soldado.
    Acho a história triste porém emocionante

    ResponderExcluir
  14. Essa música me fez chorar desde a primeira vez que a ouvi, em 1969. É muito linda e muito triste. Eu também sonhava em ter uma filha que se chamaria Angelita. Não fui pai mas se tivesse sido, seria pai da Angelita. E hoje, aos 64 anos, ainda choro copiosamente toda vez que ouço essa canção.

    ResponderExcluir
  15. Linda canção, faz parte das imagens e sons da minha infância, busquei por ela e ocasionalmente cheguei neste blog. Na versão de Giane a letra fala sobre as 4 conchas de areia, isso teria um significado ?

    ResponderExcluir
  16. Meu nome tb é Angelita devido a essa música, nasci em maio de 75, e minha mãe desde os quinze anos dizia que se tivesse uma filha podia o nome de Angelita, e cá estou, e por muitos anos eu fui a única na minha cidade do interior de SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que você carrega com muito orgulho este nome, uma vez que é uma homenagem a uma mártir de guerra, uma criança inocente.

      Excluir
  17. Eu me chamo Angelita porque quando nasci essa música fazia sucesso e minha mãe a admirava. Fato é que a maioria da "Angelitas" que conheço tem a minha idade. Há pouco tempo fui pesquisar sobre a música e descobri essa história, que me comoveu muito. Sou professora de História e até a uso em minhas aulas para mostrar o quanto as consequências da guerra vão muito além do que se propaga, é possível existir ética numa guerra?

    ResponderExcluir
  18. Sei que há filme sobre angelita.sabe qual é

    ResponderExcluir
  19. Me chamo Angelita por outra música mas fico emocionada em saber que meu nome honra a vida dessa garotinha

    ResponderExcluir
  20. Tenho 66 anos e quando criança, houve muito esta música até a fase adulta. Até hoje tenho esta música na mente e sempre fiquei curioso com a última parte. Pesquisando encontrei esta excelente publicação e confesso que fiquei muito emocionado. Obrigado Amélia Justina por sua contribuição.

    ResponderExcluir
  21. Sou de 1969 ,minha mãe cantava essa música me chamo Angelita

    ResponderExcluir
  22. Eu tinha 14 anos , quando ouvia essa música , não sabia da história,mas sempre disse, que se tivesse uma filha,se chamaria Angelita e tive coloquei o nome Angelita, agora todos a chamam de Angel .

    ResponderExcluir