quinta-feira, 28 de maio de 2020

Diário do isolamento social -72º dia

             
            Está cansativo! O assunto é sempre o mesmo,  nos meios de comunicação e  nas redes sociais. Covid-19, quantas mortes no Brasil e  na Europa. Até agora, eu não entendi porque  as pessoas comuns se preocupam tanto com o avanço ou declínio da pandemia em outros países,  isto é com os órgãos competentes, a nós, a  massa popular, o trabalhador, os aposentados, os desempregados,  cabe- nos apenas fazer a lição de casa que é  ficar em casa e com os devidos cuidados de higiene, só isto já é de boa monta, não aguento mais esse lava mão, álcool gel, máscara, troca de sapato, lava roupa,  limpa e limpa casa com água sanitária, e não sou somente eu, os acidentes domésticos com produtos de limpeza cresceram, comparados com a mesma data em  2019. E essa ameaça constante de que os casos irão aumentar nas próximas semanas, faz setenta e dois dias que ouço  isso, parece  ritual de tortura. E o medo de ficar doente com algum problema respiratório, comum nesta época. Infarto AVC, infecção de urina,  estes problemas comuns  em idosos, está deixando os mais experiêntes a beira de um ataque de nervos, com medo de ter que procurar serviços médicos e entrar ruim e sair  direto para o cemitério.
            O terrorismo é maior para os acima de oitenta anos porque é  largamente divulgado porque para estes pacientes, o novo Covid-10  é letal em 15 a 20% . Já ciente dos poucos anos que restam de vida, os idosos ainda  convivem com mais esta ameaça de  antecipação  da viagem definitiva, já estão sofrendo com o isolamento, a distância dos netos,  suas compras sendo feitas por terceiros, sem tomar sol, caminhar e o mais importante, fazer e receber visitas para fofocar,  o melhor passatempo, que todos recriminam porém, adoram e fazem diariamente.
            Com a possibilidade de abertura da economia, a partir de primeiro de junho, a falação agora é para  reforçar os hábitos de higiene, principalmente em idosos e crianças. Especialistas alertam que doravante,  teremos que adquirir  hábitos saudáveis: evitar tocar a boca, os olhos, nariz  e lavar as mãos com mais frequência.  Já se tem ciência que está não é a primeira  e nem será a  última pandemia que vamos enfrentar, o mundo está cada dia mais pequeno e os vírus viajam.  A certeza que vai passar não existe, apenas teremos uma trégua e ninguém sabe por quanto tempo. Lava mão, usa máscara, alimente-se bem, tome sol,  tome bastante água, não saia de casa gripado, coloque as vacinas em dia. Haja coração!



Nenhum comentário:

Postar um comentário