sábado, 23 de maio de 2020

Diário do isolamento social - 66º dia

         Após o fiasco  do  rodízio de placas  par e impar que superlotou o transporte público e provavelmente produziu uma imunidade de rebanho, que deverá superlotar os hospitais  nos próximos dias, outra tentativa esdrúxula   para  manter a população em casa o “feriadão” já está em vigor. O feriado prolongado foi de  quarta-feira (20) a domingo (24). Para isso, os feriados de Corpus Christi (11 de junho) e da Consciência Negra (20 de novembro) foram antecipados para  quarta (20) e quinta (21). Na sexta-feira (22), foi declarado ponto facultativo na cidade.  A Alesp aprovou  a antecipação do feriado de nove de julho para segunda-feira, (25) e parece que na prática não foi uma boa ideia, estava vendo um noticias on-line e o índice de isolamento na capital,  não chegou aos 55%  esperados, houve congestionamentos nas rodovias Imigrantes/Anchieta e as barreiras sanitárias conseguiram  persuadir apenas 10% dos turistas a retornarem a sua cidade de origem.
 Paulistanos adoram pegar uma estrada em feriados prolongados  alheios as orientações  dos governantes  e esta falta de responsabilidade social  já chegou ao sul do país. Sabiamente  o prefeito de Florianópolis, SC, visando proteger os munícipes de uma possível contaminação pelo coronavírus, baixou um decreto onde proíbe a locação de imóveis para  moradores da cidade de São Paulo, através de reservas ou por meio de  aplicativos e sites de busca. A medida visa inibir o turismo  em virtude do feriadão  na capital paulista,  epicentro da pandemia no país
            O Prefeito  de Floripa tem recebido inúmeras críticas com o este decreto. Particularmente eu acredito que ele esteja com a razão porque até  a data de  20 de maio de 2020, a cidade  que tem uma população de pouco mais de quinhentos mil habitantes,  registrava 603 casos confirmados, sendo que 506 se recuperaram, 90 em recuperação e sete óbitos. Ele está correto em zelar  pela saúde dos florianopolitanos. E no mais sem novidades, apenas a rotina de sempre, vendo o mundo pela janela e tela da TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário