segunda-feira, 11 de maio de 2020

Diário do isolamento social -55º dia


       A manhã desta segunda-feira foi tensa: diante da ausência de uma comunicação  sobre o pedido das rosas encantadas, entrei novamente em contato com o site responsável pela venda e recebi o retorno que eu não esperava, o vendedor  foi bloqueado porque não fez as últimas entregas e nem respondeu as tentativas de contato     e recebi  a proposta da devolução do  valor e pedido para que eu abra uma conta on-line: a questão é? Como eu vou sacar o dinheiro vivo desta conta? Não posso ficar neste prejuízo, afinal é R$75,00, cada rosa mais o frete. Pedi que fizesse  uma transferência e ainda não obtive  retorno. Haja paciência!
Sobre o Covid-19, as últimas notícias não são boas, o país já contabiliza 11.123 óbitos e 162.699 casos diagnosticados, e medidas   inusitadas estão sendo tomadas pelo  país afora. Na tentativa de reduzir a quantidade de pessoas em áreas públicas, a Prefeitura de Vitória, optou por  reduzir a iluminação da  areia da praia de Camburi , local onde a prática de esporte contínua, apesar das orientações para evitar aglomerações. Saberemos em breve se deu certo ou o jogo  continuará sob a luz das estrelas porque a lua já está para entrar na fase minguante. Na  capital paulista,  motoristas protestaram  contra  o prolongamento da quarentena e pediram  o isolamento  vertical e expressaram apoio ao Presidente Bolsonaro e para completar a confusão na cabeça do povo brasileiro, em qual é a melhor solução para equilibrar   saúde e economia, circula nas redes, uma reportagem sobre a Suécia, país que, segundo o vídeos não decretou  quarentena e a vida está seguindo o curso normal. Esta notícia é falsa ou verdadeira? Eu não sei. Não conheço nenhuma fonte segura  onde eu possa confirmá-la. A propagação de fake news intensifica-se a cada dia. Hoje eu recebi um vídeo que não pude conter  uma gargalhada porque o vivente explicava detalhadamente, uma receita caseira para  combater o Covid-19,  porém, o que ele afirmava veementemente  que  protege contra o vírus, nada mais é do que uma antiga medicação popular para problemas estomacais.
Eu sempre defendi o isolamento social horizontal, o fechamento de fronteiras, mas hoje, depois do que presencie via webcan, já não tenho  certeza que esta é  a maneira mais eficaz para o controle do avanço da pandemia porque as pessoas em quarenta, não estão tomando os cuidados necessários para evitar o contágio.  Quando entrei em contato, a pessoa estava guardando as compras, sem  higienizá-las e as sacolinhas plásticas  jogadas displicentemente sobre a mesa de jantar e pia da cozinha. Confesso que fique estarrecida porque esta pessoa é funcionária pública da vigilância sanitária, aquela que  vai aos estabelecimentos comerciais verificar as condições de higiene. Se uma  cidadã preparada para zelar pela saúde pública age assim, que cuidados terão aqueles que  não têm acesso  a informação correta?  Infelizmente, a Imprensa tem focado muito em   estatística de óbitos e contaminação de pouco em orientações, por exemplo, quanto tempo o vírus sobrevive dentro da geladeira, nas sacolas de plásticos, no cabelo, nas roupas. Eu tenho uma dúvida que ainda não foi sanada: Se eu chego da rua, tiro a máscara de tecido de algodão e não quero lavá-las, quantas horas de sol serão necessárias para matar o Covid-19?




Nenhum comentário:

Postar um comentário