segunda-feira, 25 de maio de 2020

Diáio do isolamento social- 69º

               
            A pandemia do Covid-19 tem feito muita gente reinventar as tradições  e a maneira de conviver em família  pois a   preocupação em  evitar o contágio   em aglomerações de pessoas como em casamentos, aniversários e almoços de domingo é uma realidade e uma nova maneira de  festejar à distância já surgiu em Minas Gerais que com criatividade e carinho, familiares de gestantes nas cidades de Uberlândia e Januária, inventaram a “charreata” no lugar do tradicional  chá de bebê ou chá de revelação do sexo da criança, a nova moda no Brasil. Parentes e amigos  através das redes sociais, combinaram dia, horário e presente e na hora marcada, com carros  enfeitados com balões e cartazes com o nome do bebê, passaram pela rua e deixaram na  porta, sob a responsabilidade do cúmplice, os presentes dos bebês que chegarão ao mundo em plena quarentena e que venham com muita saúde e é  desnecessário dizer  que a surpresa e  o carinho de todos fizeram chorar de emoção as futuras mamães que estão reclusas para se protegerem e, principalmente a criança.
            Enquanto  uns chegam outros vão-se, está a lei da vida! Na capital paulista, mais de 7 mil óbitos ja foram registrados e esta não é a única perda, em todo território nacional, mais de um milhão de trabalhadores da área de hotéis, bares e restaurantes perderam o emprego e um em cada cinco restaurantes, não  abrirão as portas com o fim da quarentena, segundo uma pesquisa do sindicato da categoria.  O vírus a avança e com ele  irresponsabilidade e  também o sofrimento dos duzentos colombianos, incluindo idosos e crianças, que  estão acampados no aeroporto de Guarulhos aguardando o voo  de repatriação. Enquanto uns sofrem aguardando  a decisão das autoridades competentes, milhares de paulistanos em explicita desobediência civil, descerem a serra e superlotaram as cidades do litoral norte e sul do estado e com certeza, na  bagagem de alguns, estava  o turista mais indesejado do mundo: Covid-19.
A capital  já está com 88% dos leitos de ITUs  lotados e  pessoas  sem o menor senso de responsabilidade social, viajam indiferentes às dificuldades dos municípios   no cuidado com a saúde de seus munícipes. Os prefeitos trabalharam duro, porém, conseguiram persuadir somente 30% dos motoristas a retornarem os seus lares. A exploração de novos casos  no litoral é um perigo iminente, resta saber se  haverá leitos de UTIs disponíveis para todos.
Nota para a posteridade: Hoje, 25 de maio de 2020,  é feriado porque o  Governador João Dória antecipou  o feriado de 09 de julho. Afinal, o que  é comemorado nesta data?  A celebração da data magna do Estado, em memória ao dia em que o povo paulista pegou em armas para lutar pelo regime democrático no País, deflagrando a Revolução Constitucionalista de 1932.



Nenhum comentário:

Postar um comentário