sexta-feira, 10 de abril de 2020

Diário do isolamento social 23º dia

                 
                    E o dia findou sem maiores percalços e, como  eu não tive disposição  para assistir televisão, ler e menos ainda, para as atividades doméstica nada fiz, senão pensar no que acredito que poderia ser feito para tornar  o enfrentamento do Covid-19 menos tedioso e mais  produtivo. Não sei se estou certa,  mas ainda tenho o direito de refletir  sobre a situação do momento e, pelo visto, o único direito que nós  idosos ainda temos. E entre os  milhares de pensamentos  inúteis, recordo alguns:
          Soube que há vários municípios brasileiros, acho que três mil, se não me falha a memória, em que não há  um caso    suspeito de  Covid-19. Acredito que o  Presidente deveria  reunir com os governadores e orientá-los a reunirem-se com os prefeitos  para  estudar a possibilidade de isolar estas cidades, podendo apenas sair  caminhoneiros para escoar a produção e entrar somente caminhões com produtos essências.
          Os prefeitos das cidades isoladas poderiam alugar um hotel para   que os caminhoneiros, mesmos moradores da cidade,  tenham lugar para dormir, fazer as refeições e tomar banho. Claro que é fundamental treinar os funcionários dos hotéis, com o protocolo de profilaxia  hospitalar, o que é fácil, qualquer  enfermeiro pode ministrar um treinamento básico.
A economia continuaria girando e o avanço do vírus reprimido e, nas cidades em que a doença está estagnada,  o trabalho poderia voltar por sistema de rodízio, por exemplo, na segunda-feira, abriria o comercio de tecidos, na terça-feira,   grandes magazines e assim sucessivamente. Esta medida iria controlar o fluxo de pessoas nas ruas, ah! Mais uma medida  importante:  orientações  para manter o distanciamento social e  o uso obrigatório  de máscaras  para os  trabalhadores e todos transeuntes.
            A população brasileira está passando fome; fome baixa imunidade, as autoridades poderiam distribuir polivitamina para a população carente e    orientá-las a tomar sol para estocar a vitamina D antes que o inverno chegue, mesmo que seja  apenas aquela fresta de luz que entra pela janela do apartamento. Como grande parte da população não dispõe de saneamento básico um controle de vermes é fundamental. São apenas devaneios de uma idosa cansada do confinamento.
Quinta-feira, 09 de abril de 2020
22h 32 min
Temperatura – 25º graus
Umidade relativa do ar 59%

Nenhum comentário:

Postar um comentário