quarta-feira, 15 de abril de 2020

Diário do isolamento social - 29º dia

                Meu círculo de amizade sincera consiste somente de gente com a faixa etária próxima à  minha,  ou seja, somente de pessoas que nasceram até a década de 1960, portanto, todas estamos em quarentena. Dentre estas amizades, Nerita é a mais querida, com quem eu posso conversar livremente sobre todos os assuntos, mas estamos separadas, cada uma em sua “toca” e   com ela não é recomendado o  uso de das novas tecnologias que aproximam pessoas porque ela  não está entre as centenárias privilegiadas que  não  tiveram os órgãos auditivos danificados pelos anos, resumindo, ela está praticamente surda e  recusa-se veemente, a usar aparelho. Apesar de idosa é uma pessoa ativa e sempre apreciou muito os arranjos  de flores, em especial, ikebana, e faz aulas a mais de trinta anos, estando agora, reclusa, durante a quarentena fico a imaginar a sua solidão sem uma flor natural a embelezar o seu lar.
            Em um ímpeto de generosidade, pensei em lhe enviar flores e pesquisei  uma floricultura que trabalha com venda on-line e, eu, que estou acostumada a comprar  na feira, um vaso de crisântemo  por R$15,00, não encontrei nada com preço inferior a R$60,00 e sem o frete, que nem arrisquei a consultar o valor. Mas a internet, todos sabem como é, parece que ela adivinha  o seu desejo, a sua dificuldade e  lhe bombardeia com  propagandas exatamente daquilo que você nem sabia que existia, que precisava, que desejava.  Entre tantas ofertas, uma chamou a minha atenção, A Rosa encantada, produzida na Colômbia. A propaganda garante que com os devidos cuidados, ela dura  até três anos porque  passa por um processo químico que garante que as pétalas não murchem rapidamente. O preço é salgado, acima de R$100,00, mas vale. Imagine  ter uma rosa  natural em casa, durante três anos! Dependendo de como  estiver o meu saldo, comprarei uma para mim e outra para ela, claro que será a mais barata que eu encontrar, na cor amarela, cor do  sol, das estrelas  e do outro, cor que estimula a criatividade, a inteligência. Vou gastar o que não posso, más só de pensar na felicidade dela,  que está  reclusa e   do nada, recebe uma rosa.  Eu também estou feliz só de pensar na minha rosa  encantada amarela, alegrando meus dias tristes e completando minha felicidade porque dias melhores chegarão dentro em breve.
            Não houve nenhuma novidade em meu dia a não ser o malabarismo na cozinha para conseguir   harmonizar os  poucos mantimentos que tenho no armário e fazer algo diferente,  e como o abacate comprado na feira, sábado passado,  amadureceu,   para o café da manhã, fiz guacamole bem simples porque nem salsinha  havia na geladeira. E no almoço, procurei  uma receita vegana  e  fiz de mistura, casca de banana a milanesa com jiló refogado, até os ovos acabaram e para o jantar, deu para improvisar um macarrão com acelga. Está difícil!
            Quando eu era criança, frequentava à minha residência,  uma Senhora evangélica, destas bem radicais e  ela  dizia sempre que “ chegaria um tempo em que o homem teria dinheiro e não haveria o que comprar” Claro que eu ria e sendo bem sincera, jamais  imaginei que esse dia chegaria, e ele chegou! Eu tenho dinheiro  e falta  produtos em casa porque eu não posso  sair a toda hora e os locais que entregam, tem um valor mínimo de compras, para entregas em domicílio, sem  cobrar frete. Em tempos de incertezas,  é preciso economizar até os centavos. Ainda estamos no outono, e  vírus apreciam os invernos frios e chuvosos.  Santa Rosa Lima, padroeira da América Latina, olhai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário