quinta-feira, 2 de abril de 2020

Diário do isolamento social 16º dia

                                      E eu contínuo presa em minha própria casa,  o estoque de alimentos chegando ao fim, mas felizmente hoje,  passou em minha rua, um carro vendendo frutas, assim que ouvi o anúncio, peguei o dinheiro que tinha  e saí em busca de laranja, para repor o meu estoque de vitamina C. O pacote não estava caro, R$10,00 e veio com 22  unidades, porém, elas estão velhas e terei que consumi-las rápido. Valeu a pena, ameniza o problema do momento  de falta de frutas.
            Hoje o telefone tocou várias e como  não poderia ser de outra maneira, meu círculo de amizades anda com os parcos cabelos  em pé, de tanta preocupação em virtudes das notícias de  óbitos em decorrência do  Covid 19, o último levantamento contabilizou 299 e, principalmente de pessoas acima  dos 80 anos  de idade,  faixa etária a qual pertencemos. A preocupação cresceu    com a denúncia de um repórter, sobre  a demora do atendimento do SAMU,  mais de três horas de espera porque há ambulância específicas para transportar os  casos suspeitos de Covid 19 e  os carros passam por uma profilaxia  entre um paciente e outro. As empresas  de ambulância  particulares estão recusando pacientes  suspeitos de Covid 19, claro que eles alegam que não têm carro disponível no momento, ou funcionários. O repórter  entrou em contato com 15 empresas e  sempre a mesma justificativa. Mistério! A Prefeitura de São Paulo está providenciando container para os corpos das vítimas do  vírus e esta noticia deixou apreensiva  as pessoas mais velhas porque estão acreditando que o número de falecidos seja maior que o divulgado.
            Em meu entender, realmente preocupante é a situação dos povos indígenas porque eles são mais vulneráveis às  doenças infecciosas, já que não têm nenhuma imunidade  para a maioria desses males e, se o vírus  alastrar  nas reservas, haverá genocídio  talvez pior do que o sarampo  e  gripe, doenças que  dizimaram  aldeias inteiras, quando do primeiro contato. Minha alma sangra quando penso que os  povos nativos estão passando por mais essa provação. Ah! eu pudesse e soubesse o que fazer para ajudá – los! 
            Entre tantas  notícias assustadoras, uma tranquilizadora:  O  primeiro lote de testes rápidos,  500 mil kits, comprados pela empresa Vale, chegou ao Brasil. A remessa veio da China e desembarcou no aeroporto de Guarulhos em São Paulo, dia 30 de março e o melhor, o teste produzido pela Wondfo, uma empresa chinesa, tem registro na Anvisa e detecta anticorpos  e  o resultado sai  em apenas 15 minutos. Enquanto a  batalha entre presidente e governadores continua, o melhor  que nós, que já vivemos mais de oito décadas temos a fazer  é cuidar de nossa imunidade e resgatar  os hábitos antigos de  tomar remédio para vermes, vitaminas, banho e sol e  independente de gostar ou não, almoçar e jantar  todos os dias,  o tradicional , arroz, feijão, verduras, legumes, ovos e carne de panela.
Quinta – feira, 02 de abril de 2020
18h54min
Temperatura: 30º
Umidade relativa do ar 69%

Nenhum comentário:

Postar um comentário