domingo, 10 de março de 2019

Aniversário


          Em nove  de março de 2019, Rosalina levantou cedo. Era um dia especial, o seu aniversário  natalício: 60 anos!  Não recebeu uma rosa de  affair, sequer um oi pelo WhatsApp, somente as mensagens dos amigos do Facebook porque ele avisa com precisão matemática que completa mais um ano de vida. Uma ponta de tristeza  apareceu em seu coração e para espantá-la, tomou o café da manhã se arrumou  e foi à floricultura e comprou um  vaso de margarida, escolheu a cor amarela, a cor do sol, do ouro. Optou por esta flor  por ser simples, elegante  e que transmite alegria, passou em um supermercado e  comprou os ingredientes para um almoço especial: Frango ensopado com grão de bico e verduras para comemorar sozinha,  a data especial e refletir sobre  os caminhos trilhados que a direcionaram  para a morada da solidão.
          Após o almoço, com  o silêncio por companhia,  ela  sente-se feliz e percebe que  o passar dos anos vai levando as necessidades e as coisas vão ficando mais simples, a bagagem mais leve, a presença e opinião dos outros já não são tão importantes. As  firmes convicções do passado  já estão  flexíveis  como os galhos  do bambu e nem se  preocupa  em julgar pois  já entende que o certo e errado são relativos e que é uma questão de ponto de vista e do momento e que as pessoas são livres para experimentar uma vida diferente. Por fim, Rosalina  percebe que comemorar o aniversário natalício sozinha é bom porque já não aprecia mais algazarras, grandes festas, luxuosas e barulhentas, quer apenas  alegar o seu coração e agradecer ao criador por ter tido o privilégio de  completar 60 anos de idade, saudável, lúcida.  - Às benesses recebidas, gratidão eterna, suspira feliz!
              Rosalina foi feliz  na escolha do cardápio de sua comemoração natalícia, selecionou ingredientes carregados  de simbolismo, a começar pelo  galo jovem, chamado de frango, que pesquisas recentes afirmam ser  parente do  Tiranossauro rex que habitou a terra a milhões de  ano e, segundo  uma antiga  tradição grega, o galo era uma ave consagrada a Esculápio e simbolizava a vigília e vigília faz parte da rotina das mulheres  desde  de sempre. O grão-de-  bico bastante utilizado  na culinária árabe é uma leguminosa rica em  proteínas,  fibras e vitaminas do complexo B  e graças à alta taxa de triptofano aumenta a produção de serotonina  que  faz melhorar o humor e despachar para  longe a depressão e  para finalizar o prato, temperou com alecrim, planta mística, utilizada há milênios em virtudes de suas propriedades terapêuticas   e conhecida como  tempero da alegria. Foi uma comemoração simples e marcante que alimentou  o corpo e alma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário