terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Santa Genoveva

                    Em  momentos de tristeza profunda e descrença  com o Poder Público,  a leitura das histórias  de santos e mártires  renova  a esperança de que mudar é possível e que com  esforço, fé, dedicação e muita coragem, cada pessoa pode colocar o seu  pequeno tijolo, que, junto com o de milhares de  pessoas determinadas, colaborarão na construção de uma sociedade melhor.
          Uma santa bem popular na França, Santa Genoveva, elucida  a teoria de que a contribuição  individual tem grande valor no resultado final. No ano de 422, nas proximidades de Paris, nasceu uma menina que, posteriormente tornaria a protetora  nos momentos de  perseguição   e calamidade. Genoveva fez   os votos aos 15 anos, porém, não se mudou   para Conventos,  sua atuação social, política e religiosa era em sua casa. Dois episódios marcantes contribuíram para que, posteriormente se tornasse uma Santa  com grande número de devotos:
I- Diante de iminente invasão dos hunos, aconselhou os parisienses a resistir e lutar;
II- Em um período de carestia, convenceu os camponeses a doarem alimentos  aos famintos habitantes das cidades.
          A vida de Santa Genoveva foi um exemplo de fé em Deus, atuação social e política  e um exemplo a seguir em momentos de paz  e guerra. Seu legado maior: Tudo é possível com fé, coragem e trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário