domingo, 1 de março de 2020

Promessas de março

               
            Enfim março chegou e com a continuidade das  águas celestiais que caem às vezes serenamente, outras impiedosamente sobre a terra e confirmam o canto do mais brasileiros de todos os poetas:Tom Jobim  - “ São as águas de março fechando o verão.”  Este é o meu mais profundo e sincero desejo: que este aguaceiro leve para bem distante, para o fundo da fossa mariana, toda a minha tristeza, desânimo, insegurança, procrastinação, medo, e principalmente a inveja do sucesso alheio que me correi e me mantém estagnada, sem forças para lutar pelos meus objetivos.
            Quantas foram as viradas do ano em que pulei sete ondas, coloquei semente de uva e romã  na carteira, tomei sopa de lentilha, usei amarelo e tantas outras simpatias que nem recordo mais e nada mudou. Continuo onde sempre estive em periferias, sempre distante de tudo o que é bom e farto. Apenas transfiro de uma para outra. Sem laços afetivos forte com a família, sem amigos, sem trabalho remunerado ou voluntário.  Sempre observando a vida alheia, procurando defeito nos vencedores, esqueci de olhar  para mim, para as minhas habilidades, que nem sei se tenho alguma. Até  o meu casamento foi infrutífero, não gerei uma vida, fiquei viúva cedo e resignei-me com uma pensão de  um salário mínimo. Eu podia ter procurado cursos profissionalizantes  que me ajudassem a  encontrar um trabalho. Não o fiz. Precisando de dinheiro, fico a divagar sobre o que eu posso fazer para conseguir alguma remuneração, mas não encontro nada. Sei que você deve estar se perguntando por que não trabalho como empregada doméstica, faxineira? E com muito constrangimento que eu respondo: Eu sou uma preguiçosa crônica, não sei limpar uma casa direito, não sei cozinhar direito, não sei tomar conta de criança, não sirvo para trabalhar como cuidadora de idosos  porque não tenho paciência e concentração o suficiente para estar sempre atenta às suas necessidades físicas e emocionais.  Para trabalhar como atendente de loja, sou gorda demais e muito lenta, como caixa, que é um trabalho sentada,  também tentei, mas nunca fui aprovada em processo seletivo. Participei de  uma seleção para operadora de telemarketing  e também não fui aprovada porque não tive a disposição para fazer os exercícios vocais  para melhorar a  minha dicção e ser bem entendida  pelos clientes. Trabalho em linha de produção, a famosa mão de obra barata e não especializada, eu  acredito não conseguir, porque sou lenta e vou travar a esteira, nem arrisquei. Auxiliar de escritório e recepcionista, fora de cogitação,  eu tenho dificuldade com as novas tecnologias. Vendedora de porta em porta, carteira, agente comunitária, enfrentar sol e chuva? Eu não conseguirei!  Tenho pensado muito em uma maneira de aumentar os meus rendimentos, mas não sei como?  Um trabalho que eu acredito que executaria bem  é o de ascensorista mas foi extinto.
            Mas hoje é primeiro de março,  o mês dedicado deus marte, eu faço uma promessa solene. Que vencerei a minha  preguiça crônica, que serei capaz de manter a minha casa limpa e organizada, que ficarei menos tempo no WhasApp  rindo das imbecilidades alheias e procurarei preencher o meu tempo ocioso com coisas mais produtivas, como estudar para um concurso, enquanto a minha idade permite, porque com 40 anos de idade,  tenho apenas uns 25 de trabalho pela frente, para  servir ao próximo. Vou trocar as simpatias pela ação,  o pecado capital da inveja pelo esforço e dedicação. OH! Grande Deus Marte,  poderoso deu da guerra, ajudai-me a vencer a batalha contra a procrastinação, preguiça e o medo de prosperar na vida,  de ser feliz e saudável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário