sábado, 21 de março de 2020

Diário do isolamento social 4º dia

               
                       São 21h  34min , a noite está mais fresca, 28º graus e a umidade do ar 67%. No decorrer do dia, choveu esporadicamente, chuva leve e fina e  o dia findou com um belo crepúsculo que pôde ser apreciado somente pela janela. Hoje acordei  mais tarde e cansada porque dormi poucas horas, após o post de ontem,  sem sono e angustiada assisti, pela internet, a novela: As aventuras de Poliana. A que ponto que chega uma idosa enclausurada, perder horas de sono com uma trama infantil, inspirada num grande clássico da literatura universal. Apesar de a novela ser bem moderna eu gostei, artistas bonitos, papo jovial  e fez-me recordar dos meus tempos de estudantes, quando a realidade era bem diferente.
            Após  o café da manhã,   mais um capítulo do livro e continuei sem entender nada. Sem  poder sair de casa, os dias são longos e tristes, e para alegrar o meu  sábado sem pastel da feira, vasculhei  o armário da cozinha e encontrei um pote de pequí em conserva, mas faltou o arroz arbóreo para preparar um delicioso risoto,  assim, fui obrigada a improvisar a receita com  o que tinha,  não o ideal, porém, ficou saboroso. Enquanto  lavava a louça, ouvia o pronunciamento do  governador  Dória, que decretou  quarentena de 24 de março   acho que 07 de abril de 2020.  Por ser do grupo  mais vulnerável, já estou  no quarto de isolamento  social por orientação dos profissionais de saúde, agora, do determinação do governo. Ainda tenho  mantimentos para uma semana,  e estou bastante receosa de  sair às ruas porque o comércio que não pertence ao gênero alimentício está  fechado e são dois quilômetros  para andar sozinha de minha casa até ao supermercado mais próximo e ficar só no ponto de ônibus  é tão perigoso quanto andar solitária  pelas avenidas.  Convidar  uma vizinha para ir junto não é uma boa opção porque a distância  que temos de ter de uma pessoa da outra   é de dois metros e é difícil fazer uma idosa  recém saída da prisão entender isto. Chamar motorista de aplicativo  encarece a compra.
            Estou com medo  de ser contaminada e perecer à míngua em um leito de hospital a espera de respirador,  do sofrimento característico de  toda doença,   da solidão de morrer sozinha  ou de ficar jogada em uma cama, queimando em febre, sem uma pessoa para colocar uma compressa de água fria na testa  para abaixar a temperatura do corpo. Já estou saturada de  mensagens de whatsApp, meus olhos estão  das letras pequenas dos livros e da luminosidade da tela do computador.  Estou cansada de ficar presa em meu próprio lar. Durante minha vida laboral, trabalhei muito e tudo que eu mais almejava era ter tempo para ficar em casa, agora que tenho todo o tempo para  curtir o meu lar, eu quero sair, nem que seja para dar uma volta no quarteirão.  Tenho muitas tarefas a  fazer como  limpar o guarda – roupa, o outono chegou e com ele o companheiro inseparável: o mofo. Quero  atacá-lo,antes que ele invada todas as gavetas, não posso  lavar semanalmente  todas as roupas da casa porque  preciso economizar o sabão em pó que tenho em  estoque. É prudente permanecer no recinto sagrado do lar até segunda ordem. Deus, dê-me forças para suportar o cativeiro e determinação para realizar as tarefas domésticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário