quinta-feira, 19 de março de 2020

Diário do isolamento Covide 19 - 2º dia

                               
São 21h e 30 min do dia 19 de março de 2020, para os católicos, o dia de São José, mas eu  não fui a missa porque simplesmente não houve celebração, todas as igrejas estão fechadas,  mesmo antes da determinação do prefeito. O dia amanheceu nublado, pela tarde ameaçou chover, ouviu-se até uns trovões distantes, mas a tradicional enchente de São José, fechando o verão não aconteceu, pelo menos, aqui em minha cidade que está muito quente, precisando água  celestial para refrescar, o termômetro está marcando 31º, mas, a sensação térmica está bem acima, a umidade do ar, 79%.
            Hoje levantei com mais disposição, treinei duas páginas de conversação, em meu livro de inglês para viagens, almocei,  lavei  a louça e quando ia descansar um pouco, o interfone tocou, era uma vizinha idosa e promíscua, solicitando  que eu fosse à sua residência ajudá-la com uns telefonemas, o que deixou-me apreensiva porque limpeza, não é o forte dela e nós duas somos pessoas vulneráveis, quanto mais higiene, menos chance de contrair o vírus.  Envelhecer sozinha é muito difícil e não se pode dar ao luxo de negar auxílio, porque  na fragilidade da velhice, um dia você estende a mão e no outro você segura a mão de alguém. Tão logo  desvincilhei – me dela,  higienizei as mão fui ao mercado. O  sol ardia que nem  fogueira de São João Batista e  abri a sombrinha, pelo caminho, encontrei pessoas com máscaras, dentro do mercado também. Comprei o  que precisava e voltei  correndo para casa. Ao guardar as compras, uma grande preocupação: o álcool vendido no mercado é de 30º  e as autoridades orientam  para usar o de 70º, isto é grave, não se encontra o produto eficaz e usei o que consegui para limpar os produtos e fique a divagar sobre as embalagens,  passam por tantas mãos antes de  chegar ao  destino final. Que risco o consumidor está  correndo? Tudo pronto, agradeço a Deus que consegui  vencer  a procrastinação e varri a casa,  mas não tive disposição para passar o pano e limpar os móveis, amanhã farei isto. Depois sai para  caminhar com a vizinha  e fomos extremamente criticadas pelos funcionários do prédio e transeuntes. Duas idosas na rua.
            Ao retornar ao lar, fui  ver as mensagens  do WathsApp e  fique assustada com as medidas tomadas pelos  prefeitos da região, enérgicas, porém necessárias: Shopping,  academias, rodoviárias, e acesso à cidade  controlado. Supermercados e farmácias  abertos, porém, com controle de entrada de clientes entre outras.  A nós, pobre munícipes, cabe cumprí-las ou  uma morte lenta e dolorosa porque o sistema de saúde já está  lotado. Felizmente tenho comida para uma semana, agora é vencer a preguiça, limpar armários, arrumar gavetas, ler bons livros e rezar para acalmar o coração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário