quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Apender com os mestres do passado

 “Se você tem uma mente calma, será uma pessoa bela.
Se você é uma pessoa bela, criará um lar harmonioso.
Se o seu lar está em harmonia, sua nação se encontrará em ordem.
Se em sua nação há ordem, haverá paz no mundo.” Lao Tzu

            O lendário e misterioso Lao Lzu, por alcunha: “O GRANDE SENHOR OU VELHO MESTRE” viveu no século VI a. C. segundo uma linha de pesquisa, outra, afirma que foi dois séculos depois. Há também aqueles que  acreditam  que uma das principais personalidades do Taoísmo nunca tenha existido, que foi apenas uma criação dos fundadores da escola filosófica  DAOJIA. Personagem real ou imaginário, isto não importa. Seus ensinamentos atravessaram fronteiras e, as três  virtudes principais, preconizadas por ele: Coragem, Generosidade e Liderança, se fossem levadas a sério por pais, professores e demais  profissionais responsáveis pela formação das crianças e adolescentes, provavelmente as pessoas de bem não estariam hoje, vivendo trancadas em suas  casa, com medo da violência.
          Se tivéssemos  compreendido a profundidade  dessas três virtudes, não  estaríamos hoje, testemunhando crimes atrozes, protagonizados por adolescentes com anuência  dos pais. É fácil culpar os meios de comunicação de massa, a responsabilidade pela perda dos valores morais, porém, não se pode esquecer que, se as crianças e os adolescentes assistem programas que incitam a violência, a banalização da vida é porque   o adulto permite. O adolescente é rebelde e contestador por natureza. Cabe ao responsável orientar sobre os modelos  sociais da moda que os jovens imitam e leva-los a refletir sobre o sentido da vida.
          Segundo Jonathan Crane, sociólogo da Universidade de Illinois, quando a quantidade de pessoas que servem como modelos sociais fica abaixo de 5%, a comunidade torna-se disfuncional, como demonstram os aumentos dos índices de gravidez na adolescência, abandono escolar, envolvimento com drogas e violência. Por outro lado, se o número de pessoas que servem como modelo ( comerciantes, professores, gerentes) está entre 5% e 40% as comunidades mantêm-se estáveis e funcionais.

          Muitos crimes hediondos  poderiam ter sido evitados se os pais tivessem seguido as sábias palavras do velho mestre da epígrafe acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário