quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Terça difícil

                Terça – feira difícil! Fui ao Correio postar uns cartões de  natal com a esperança que os  destinatários entendam que não irei a casa deles e também não os quero na minha para os festejos tradicionais. A fila  normal estava quilométrica; agradeci a Deus por  ser idosa e desfrutar do direito arduamente conquistado após mais de 60 anos de  uma exaustiva  labuta para manter-me viva em meio a tantos desmandos dos governos. De fato, a fila preferencial estava  menor e lá fiquei calmamente até a minha vez. Ao dirigir-me ao guichê, ouvi uma voz feminina,  em alto brado “ que a mulher está furado a fila na maior cara de pau(sic)”. Por estar ciente que eu estava  no caixa certo,  não virei para olhar, e fui surpreendida  com ela ao meu lado, questionando o  funcionário sobre a minha presença. Sem graça, ele perguntou  em qual fila eu estava, disse que na fila dos idosos. Ele continuou o atendimento e ela voltou para a fila. Pague o valor devido, retirei o meu cartão do idoso da  carteira, chegue perto da senhora desatenta, mostrei o cartão e disse calmamente: - Veja, eu posso  ser atendida pelo caixa preferencial, é meu direito. Dei as costas e saí calmamente da Agência de Correios.

            Cuidar do jardim é o melhor que tenho a fazer nesta  quarentena  ´pois eventos gratuitos ou a preços populares  estão  proibidos, e ficar, dentro de casa esperando a morte chegar não é nada agradável, assim, observar o  ciclo da natureza sempre a  renovar-se  ajuda a esquecer o quão dura está  a vida  desde que o coranavírus aqui aportou. Saí da Agência dos Correios e fui comprar uns bulbos de dália  e trevo de quatro folhas, ao adentrar à loja, uma  idosa, que pela aparência  deve estar próximo de cem anos, sem a menor cerimônia, tirou a máscara e começou a tossir. Fique apavorada! Fiz as minhas compras, voltei para casa, tomei banho, lavei a cabeça,  passei álcool gel na bolsa e lavei toda roupa que usava  com bastante sabão. Nem estas  medidas profilaxias acalmaram os meus nervos, fui ao mercado comprei limão e açafrão da terra para tomar água com limão e açafrão da terra. Segundo a tradição popular, açafrão  é antiinflamatório e limão contém  vitamina C, que fortalece os anticorpos de defesa. Comprei também rapadura que, segundo os antigos, é fortificante.

       Mais tarde, peguei o celular para  distrair um pouco com as mensagens de WhatsApp e tenho o desprazer de ver apenas coisas assustadoras como o  arrastão na Cracolândia,   na região das ruas Alameda  Nothamann  e na Rua Helvetia, quando os  usuários de drogas quebraram vidros de carros e saquearam motoristas, além de ameaçar os comerciantes. Uma verdadeira cena de guerra e há quem condene a internação compulsória para tratamento. Além da destruição da própria vida, dos familiares, ainda dão prejuízos  aos trabalhadores que tanto  lutam para conseguir  comprar  um carro, um celular. É desanimador!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário