quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Pàssaro solitário

                   

"As condições de um pássaro solitário são cinco:

Primeiro, que voe ao ponto mais alto;

Segundo, que não anseie por companhia, nem a da sua própria espécie;

Terceiro, que dirija o seu bico para os céus;

Quarto, que não tenha uma cor definida;

Quinto, que tenha um canto muito suave."

S. Juan de la Cruz, "Dichos de Luz y Amor"

          Para casais criativos e apaixonados, um simples poema, como o acima, desencadeia  momentos  de afeto e descontração, quando o varão do relacionamento  põe-se a  imaginar como sendo o último pássaro selvagem primata, remanescente de uma espécie  extinta a bilhões de anos, em busca de uma fêmea  para acasalar   e no fundo de uma caverna segura, criarem juntos, os filhotes que  perpetuarão a espécie, seu entusiasmo contagia a parceira. E o devaneio não para por aí, ficam horas a se imaginarem voando, ora  bem alto, acima das montanhas, outras vezes, em voos rasantes, com os pés a tocar a água salgada do mar e rejubilando-se por terem a graça de poder apreciar a  beleza da criação divina e depois, o retorno à caverna, onde dormirão felizes em um ninho macio.

          Mas os anos passam e a  implacável dureza  da vida  bate à porta de todos e os devaneios de outrora torna-se ao  reflexões profundas e dolorosas. As cinco condições de um pássaro solitário  doravante são as  tristes conclusões de um  idoso sobrevivente dos abismos da vida que aprendeu com  o pesos dos anos que  jamais, em tempo algum, confie em  ninguém, principalmente na pessoa amada, quando ela se mostra altamente eficiente, fazendo-se passar por perfeita, incapaz de errar, para o sábio, é sinal de que ela pode ser falsa ao extremo. De suma importância é estar sempre atento aos detalhes mais insignificante,  pois é neles que se encontra a pista percorrida pela má pessoa, ou a chave do mistério escondido por trás da perfeição diária. E estar atento também à pessoa amada  vaidosa, repleta de compromissos com as festividades religiosas da  paróquia, com os eventos do partido político, dedicação extrema ao trabalho,  pois tudo não passará de artimanhas, para camuflar verdades secretas escondidas. Também merece um olhar atento, aquela pessoa amada que  fala de política, dos eventos da comunidade, da novela, das séries da netflix, mas se nega a abrir o coração e contar tudo, quanto é escamoteada e cheia de segredinhos, que frequenta psicólogas, aceita  orientações religiosas de  pastores, com muitos amigos  rodeando a “carne seca” viagens misteriosas, marca e encontra e sem  mais, nem menos, esquiva-se deles. Cuidado! Escondem a verdade real. Também é prudente, manter distância daquela pessoa, que  nega-se a viajar com você pois prefere ficar em casa cuidando das galinhas e dos porcos no chiqueiro e tudo mais, você pode estar convivendo com uma pessoa de dupla personalidade.

          Bom seria se pudesse,  com a sua aposentadoria, contratar uma  senhora idosa, feia, desajeitada que assusta até o cruz credo, para fazer a comida, lavar a roupa, cuidar da limpeza, se servir, continuará  com a carteira registrada, se não, baixa na carteira e que venha a próxima candidata. E em casos de doenças,  contrataria um profissional de saúde. Mas a realidade é outra, o homem é um ser grupal, depende uns dos outros para sobreviver, a única solução plausível e ter paciência, cooperar e ceder quando for necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário