domingo, 17 de janeiro de 2021

LUa-de-mel em Baipendi

          Baipendi, no sul de Minas,  é uma  cidade remanescente do ciclo do ouro que se desenvolveu ao longo do caminho da Estrada Real, mas pouco conhecida, apesar das lindas cachoeiras e de sua Beata Nhá Chica;  conhecê-la, era  o desejo de Lanna,   tanto que sugeriu ao noivo,  que lá passagem a lua – de – mel.  Mas a resposta, um tanto inusitada, minou o desejo da jovem de desfrutar das delícias das  águas  mineiras. Sem expressar o menor romantismo, o varão discorreu por longo tempo, sobre o seu desejo de conhecer a cidade,  onde grande quantidade de portugueses que chegavam ao Rio de Janeiro e almejavam adentrar pelo interior a fora, para desbravar o interior do Brasil, por lá passaram.

          Ao ser indagado pela jovem apaixonada, quanto dias ficariam em Baipendi,  ele respondeu que quem ditariam as regras, seriam sua mãe e irmã, que eles apenas acompanhariam. E para completar, relatou que a última vez que ele viajou sozinho, com uma namorada, fora bastante  frustrante, porque eles planejaram quinze dias, percorrendo os estados do Mato Grosso e Goiás, mas a acompanhante se rebelou e  o passeio ficou reduzido a sete dias. Mas que desta vez, talvez fosse diferente, porque  ele tinha certeza que seus antepassados se radicaram em Baipendi, pelo menos, por algum tempo, e a mãe desejava  descobrir o elo perdido da história familiar.

          E falou e falou sobre as viagens que fez pelo estado de Minas  Gerais em busca de suas raízes, do costado materno,  e enfatizou o episódio de São Lourenço, quando conheceu uma bibliotecária, amante de genealogia e heráldica, após explicar o  motivo da viagem, ela   anotou tudo e lhe disse que podia viajar tranquilo, ela faria a pesquisa, e na volta entregaria  o resultado. Diante do resultado fantástico, ele ofereceu  generosa quantia em dinheiro,o que ela recusou com veemência, pois  o que fizera fora  por amor a história e respeito àqueles que desbravarão o sertão mineiro. Claro, a tão esperada lua-de-mel não aconteceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário