sexta-feira, 28 de junho de 2019

Dermatologista do SUS



          Envelhecer é difícil!  Nem todas as mulheres são capazes de enfrentar  as marcas do tempo com tanta naturalidade quanto a eterna Rainha dos Baixinhos, razão pela qual ela é alvo de duras críticas  das fãs  quarentonas, que não aceitam que ela, sendo rica, não seja presença assídua em clínicas  especializadas em cirurgias plásticas. Ela aceita e ponto! Quem não aceita e depende do SUS  para diminuir os janeiros  não obterá o resultado satisfatório.
          A vivente  sexagenária,  preocupada com a aparência da  cútis de sua face, outrora macia e rosada como  o pêssego e com  o passar do tempo, abrigou uma colônia de verrugas planas, aquelas que deixam  a pele parecida com a das costa dos sapos: rugosas e cheia de glândulas paratoides. Depois de meses de angústia, conseguiu uma consulta  com uma dermatologista pelo SUS. Cheia de expectativas foi logo dizendo à médica,   que deseja livrar-se  das enquilinas indesejáveis o mais rápido possível e de preferência sem cicatrizes. Para a sua decepção, a profissional informou que o melhor a fazer era aceitar porque elas  fazem parte do  processo de envelhecimento e  que ela nada podia fazer.  Não prescreveu nenhum medicamento e informou  que o SUS não oferece crioterapia. Sem poder argumentar e sem condições para arcar com os custos de uma consulta particular, retorna ao lar  e vai consultar o médico do pobre: a internet.
          Sempre há propaganda do Governo Federal e  dos Conselhos Regionais de Medicina alertando a população   dos riscos da automedicação, porém, diante da precariedade do atendimento público, o que a população pode  de fato fazer para curar suas mazelas é seguir as dicas das comadres, revistas de simpatias e  quem tem acesso,  pesquisar na internet. E foi  graças as novas tecnologias  que a sexagenária encontrou a solução para  acabar com as verrugas de seu rosto. Casca de banana! A reportagem alertava para que se usasse somente a fruta orgânica. Um grande obstáculo para o pobre, já que os produtos são mais caros e não são encontrados nos sacolões de bairros periféricos. Sem alternativa,  colocou sua saúde em risco, porque é na casca que ficam  mais concentrados os agrotóxicos, mas depois de  dois meses finalmente, conseguiu  eliminar as  horríveis verrugas planas de sua epiderme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário