terça-feira, 2 de novembro de 2021

Meu pé de girassol

                            Tantas coisas aconteceram  nestes últimos dias.  A bem sucedida operação conjunta  da Policia Militar Mineira,  Policia Rodoviária Federal que desarticulou uma das inúmeras quadrilhas de assalto a bancos. Felizmente,  26 assaltantes estão fora do mercado  de trabalho ilegal  para sempre.  Com os meliantes foram encontrados mais de doze veículos roubados, que seriam usados para assaltar  no Sul de Minas Gerais. Eles estavam bem equipados: 12 galões de gasolina de 18 litros cada e quatro galões de diesel de 100 litros cada. Sete rádios comunicadores, 12 coletes balísticos, capacetes à prova de bala, diversos explosivos, 116 carregadores, 5.059 munições, dois adaptadores, 26 armas,  entre elas havia uma metralhadora  ponto 50. Felizmente,  nenhum policial   ficou ferido e esperamos que  os militares continuem em seu  árduo e perigoso trabalho de proteger a população. A outra notícia, e bem triste, foi o desmoronamento de uma gruta, na zona rural de Altinópolis, SP.  O teto desabou durante um treinamento de bombeiros civis e dos 10 soterrados, apenas um foi resgatado com vida. Pessoas valentes que se preparavam para  salvar vidas agora descansam em paz, no reino do céu.   Coisas boas também aconteceram inclusive em meu condomínio.

            Coisa boa sim, depois de meses plantando sementes de girassóis, felizmente uma vingou e abriu suas pétalas amarelas para saudar o astro rei dos céus. Plantei-o, num vaso do corredor de passagem dos moradores, próximo ao portão de saída. A aventura começou  na aquisição da semente.  Fui  à feira comprar  temperos e quando as vi, sendo vendidas a granel, pensei que  não germinariam, e roubei uma. Eu estava enganada, em poucos dias,  a terra foi rompida e uma folhinha verde apareceu, porém, o gato da vizinha,  usou o vaso como caixa de areia e a plantinha pereceu. De volta à feira, comprei  R$0,50 de sementes e, como  são leves, veio uma quantidade surpreende, suficiente para florir o quarteirão, se ele não fosse todo impermeabilizado. Foram semanas insistindo, lutando contra os gatos e as mãos inconvenientes dos transeuntes, mas finalmente, hoje ele floresceu.

            Meu pequeno herói da resistência, sim, ele é  o meu herói;  ele sobreviveu a forças dos ventos, excessos de chuva, gatos e “mãos leves”. Diz a sabedoria popular que a flor do girassol reflete  a energia positiva que emana do sol e também  traz felicidade. Verdade  ou  apenas crendice, eu não sei, fato é que o amarelo de suas pétalas deu vida ao corredor em contraste com o branco das paredes e cinza do piso.  A fase da espera do momento da  floração  da pequena plantinha já passou, agora  inicia-se  o momento de esperar pelas abelhas polinizadoras e uma  alegria imensa invade o meu coração ao saber que graças aos meus cuidados e carinhos, uma  solitária flor amarela, alegrará os olhos dos  pedestre e fornecerá alimentos as abelhas. Meu belo  herói,  torço para que  gatos e   pessoas malvadas não interrompam o seu ciclo natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário