domingo, 9 de dezembro de 2018

Advento de Natal

                 O Advento de   Natal  são as quatro semanas   de preparação  para as comemorações do nascimento do  Menino Deus, o  Salvador da humanidade e têm  início no primeiro domingo de dezembro, data em que  o católico monta a árvore, enfeita  a casa e  abre o seu coração para   agradecer o ano que se finda e receber  novas bênçãos.
            Poucos são os fiéis que  conhece a beleza da simbologia desta comemoração, tão comercial está o natal no mundo, reduzido a presentes, festejos e   pouca ou  nenhuma reflexão sobre a importância da vinda do Messias  redentor.   As quatro etapas da salvação são representadas pelas quatro velas da Coroa do Advento,  que são acendidas a cada domingo.  Esta simbologia, raramente é ensinada na catequese, no período de preparação para a crisma e demais etapas da  formação cristã.  Procurando  na internet, encontra-se vários significados e por vezes, contraditórios, porém, importantes  como signos cristão.
            De acordo com uma linha de pesquisa, encontrada  em textos online,  no  primeiro domingo do mês de dezembro, acende-se a primeira vela, a do perdão, Jesus desceu a mansão dos mortos e perdoou Adão e Eva de todos os seus pecados. No segundo domingo,  deve ser acessa a primeira e  a segunda vela, que representa a fé dos patriarcas: Abraão, Isaac e Jacó, os que confiaram na  promessa da Canaã, a terra prometida  aos hebreus.  No terceiro domingo, com três velas  acessas. A terceira   recorda a alegria do rei Davi que  conseguiu unir, sob seu reinado, todas as tribos de Israel. Este é o domingo da alegria. No quarto domingo, todas as velas deverão estar acessas. A quarta vela  é a chegada do Menino Jesus, o Messias  o Salvador do Mundo. Todas as velas acessas é o momento de celebrar e acreditar!
            As comemorações  natalinas vão além do que troca de presentes, é o momento do renascer da esperança em que dias melhores virão; é o momento propício para abrir o coração e deixar entrar  sentimentos novos de  renovação em Cristo e solidariedade entre os seres humanos e responsabilidade com a terra, que alimenta  generosamente seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário