quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Santa Luzia de Siracusa




          Corria o ano de 280 d.C. na charmosa  Siracusa,  uma das principais cidades litorâneas na  região da  Sicília, Itália. A vida  seguia seu curso, ninguém imaginava que  uma jovem  nobre, dera a luz a uma criança, que futuramente, tornaria mártir da igreja católica apostólica romana.  O bebê  recebeu o nome de Luzia e  foi criada   segundo os princípios da fé cristã. A criança crescia linda e piedosa; seu amor a Deus era tão grande que fez votos de castidade e somente a ele, dedicar  a sua vida.
          Com a morte de seu pai, sua mãe optou por casá-la com um  jovem de grandes posses, porém, pagão. Como sua genitora estava muito doente, pediu um tempo para  reflexão e seguiu  com sua mãe, em romaria, ao túmulo de Santa Águeta; ela obteve a cura e  a jovem voltou com sua fé mais fortalecida, e recusou a proposta do mancebo, distribui seus bens com os pobres.  Era um período de grande perseguição aos cristãos assim, o rapaz  a denunciou ao imperador Diocleciano  que ordenou que a jovem fosse levada a um prostíbulo, para  trabalhar. A  tradição diz que embora a jovem não movesse um dedo, nem dez homens  foram capazes de arrancá-la do lugar. Diante do fenômeno inusitado, os carrascos decidiram que ela morreria ali mesmo, jogaram-lhe azeite quente, resina e nada aconteceu, somente um golpe de espada  foi capaz de tirar –lhe a vida. Era o ano de 304. d.C.!
          Existem várias histórias para justificar porque ela é a protetora dos olhos. Uma está relacionada à visão, porque Luzia, deriva de luz, e já era exaltada desde o século V. Outra diz que seus olhos foram arrancados pelos carrascos e, imediatamente nasceram outros. Não importa  o motivo que levou tantos fiéis a elegê-la como protetora da visão  já que centenas de milhares de pessoas no mundo são agraciadas com a cura por intercessão de Santa Luzia de Siracusa, que diante da morte, não deixou de   reafirmar a sua fé. Suas últimas palavras foram: "Adoro a um só Deus verdadeiro, e a ele prometi amor e fidelidade"l
Santa Luzia, proteja   meus olhos e toda a minha família!
13 de dezembro, dia  de Santa Luzia

ORAÇÃO DE SANTA LUZIA
Ó, Santa Luzia, que preferistes deixar que os vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de negar a fé e conspurcar vossa alma; e Deus, com um milagre extraordinário, vos devolveu outros dois olhos sãos e perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos, eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença dos meus olhos. Ó, Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação. Conservai também os olhos de minha alma, a fé, pela qual posso conhecer o meu Deus, compreender os seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós, Santa Luzia, vos encontrais, em companhia dos anjos e santuário. Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário