sábado, 29 de outubro de 2022

Sábado é dia de peixe (tainha)

 

Estou com  o coração partido!  Sim, muito  dolorido porque estou contribuindo para o extermínio das tainhas.  Tenho ciência de meu lugar na  natureza, sei que sou ponta de espécie  e para que eu viva, outros  precisam  perecer. A vida é violenta!  Assim sempre foi e sempre será.  De todos os peixes que já degustei, tainha é o meu favorito e hoje comprei uma bem pequena, sendo que  a  espécie chega a atingir um metro de comprimento, a que foi servida em meu almoço, deveria ter sido devolvida ao mar; antes de ser limpa, pesou apenas 250 gramas, uma bebê.

        Cada tainha desova até 5 milhões de  ovos, porém,  a chamada safra da tainha acontece exatamente durante a migração  reprodutiva da espécie,  na prática, trilhões  de ovas foram parar no lixo, porque são capturadas, há de ver  uma legislação que as protejas durante este período  importante para a continuidade da vida.  Isto me preocupa sim,  aprecio a carne da tainha, mas os cardumes, cada vezes menores e uma pesca desenfreada pode por fim a este prazer e da espécie. Acho que vou tomar uma atitude séria! Não comprar filhotes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário