sábado, 22 de outubro de 2022

Sábado é dia de peixe (budião-vermelho)

 

            Hoje foi um sábado especial porque o sol brilhou e eu fui participar de um evento relacionado ao Outubro Rosa/2022. A organizadora preparou tudo com muito  capricho, porém, a adesão foi pequena e eu fiz questão de parabenizá-la  no grupo de WhatApp, para que as faltantes soubessem o que perderam, por preguiça de levantar cedo. Pela quantidade de  petiscos, era visível que ela esperava mais mulheres para conversarem sobre a saúde das mamas.  De tudo o que foi falado, o que mais chamou a minha atenção foi a ênfase nos seios e útero, como fonte de vida, nutrição e poder feminino. A triste constatação é que os seios estão erotizados e o útero esquecido pela maioria das mulheres. Eu nunca havia pensando  em meu útero como  um centro de energia, local  onde pulsa o amor e a feminilidade; onde está guardado  o potencial criativo, a verdade essencial. O ventre materno é a primeira morada e  lá estão guardadas  as memórias celulares, inconsciente coletivo e saberes ancestrais. Finda  a vivência, fui à feira livre.

       Sábado é dia de feira e consequentemente, de comprar peixe fresco, de boa qualidade e mais barato. Hoje foi o dia de  budião-vermelho, um peixe  herbívoro, se alimenta de algas  são encontrados no oceano Atlântico entre 3 a 25 metros de profundidade, e com uma peculiaridade: todos nascem fêmea e  com o passar dos anos, alguns se transformam em macho e são os machos que protegem os ninhos após a desova e são pais amorosos, lutam até a morte  na proteção das futuras gerações. É um peixe saboroso, com carne de sabor  intermediário e poucos espinhos. Recomendo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário