sábado, 15 de outubro de 2022

Sábado é dia de peixe - (Roncador e Corvina)

                      Amanheceu com uma garoa finíssima e eu deixei para  ir à feira  livre mais tarde com medo de ser assaltada porque sabia que as madames não estariam nas ruas passeando com seus cachorros, comércio fechado  e não haveria as donas de casa lavando garagens e calçadas, estaria só, a mercê dos meliantes encarnados. Lá pelas nove horas da manhã, peguei as sacolas, meu guarda-chuva e  parti. Sábado é dia de comer peixe, um alimento indicado por médicos e nutricionistas, porém,  muito caro para o salário dos aposentados, como eu. Sei que você, leitor, deve estar se perguntando  como consigo comer peixe uma vez por semana? A resposta é simples: eu não compro o que desejo o que está na moda, mas aqueles que posso pagar e eu  gasto no máximo dez reais por semana, com a minha iguaria porque descobri  num pequeno cantinho da barraca do peixe, a “mistura” ,  por   apenas onze reais o quilo.

          Mas afinal, o que é esta “mistura”? Nada mais, nada menos do que  aqueles peixes pequenos, que são vendidos por preço único, independente da espécie. E são pequenos mesmos! Hoje comprei um  roncador e uma corvina por apenas quatro reais, ou seja, dois peixes inteiros não chegaram a meio quilo. Em meu pensar, deveriam ter sido devolvido às águas,  em virtude do tamanho. Mas é o que eu posso pagar no momento, e enquanto preparo-os meu pensamento se eleva em gratidão àquele que deu a sua vida para alimentar a minha.

          O peixe-roncador vive em cardumes em águas  de baías, praias, canais e estuários no litoral sul brasileiro; é carnívoro, se alimenta de outros peixes e invertebrado e o seu nome peculiar se deu em virtude  dos roncos emitidos quando é capturado. Ele é valente, luta pela sua vida com as armas que tem: sua força e seu gogó.  É muito saboroso, eu preparei assado, mas deve ser consumido com cuidado em virtude dos espinhos, assim como a corvina, originária da América do Sul e é  encontrada nas águas doce  brasileiras, vale ressaltar que  o cardume gosta de  águas fundas e turvas, agora, não sei se é história de  pescador, mas dizem que ela é canibal! Canibal ou não, é uma delícia!  E vale a pena  experimentar!  Preparei assada, porém, pode sem consumida em moqueca, frita.

Deixe aqui nos comentários, qual o seu peixe favorito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário