domingo, 10 de julho de 2022

Humildade

          

              Às vezes penso  que o segredo para  findar com a minha infelicidade definitivamente acontecerá somente quando eu desenvolver a  humildade; deixar de sonhar em ser uma  invejada por todos, na tentativa de preencher o vazio que há dentro de mim por nunca ter conseguido me sentir amada pela minha mãe. Se ela me amou  de verdade, eu jamais saberei porque ela já se foi, porém, eu nunca me senti querida, importante para ela, apenas um peso. Procurei terapeutas, psicólogos, livros de autoajuda,  e continuei infeliz, sonhado com o estrelado, com legiões de admirados, sem persistir e aperfeiçoar-me em alguma atividade, sequer  consigo  cuidar de minha casa.

            Ontem estive em uma feira de empreendedorismo e recebi uma grande  lição de humildade. Mulheres do povo, com apenas uma máquina de costura, mãos habilidosas e criatividade, expunham sua criação com alegria e confiança que   a sua produção será útil para as clientes. Esta experiência abalou os meus pilares  sonhadora/procrastinadora crônica. Para aquelas artesãs, o  que realmente importa é a sua pequena contribuição para melhorar a vida das pessoas  e concomitante, a construção de um mundo melhor e não, aparecer na televisão e redes  sociais  com legião de fãs e  muito dinheiro na conta. Tremendo na base, resolvei pesquisar o que de fato significa ser uma pessoa humilde.

            A primeira surpresa já apareceu ao descobrir a origem etimológica da  palavra que vem do latim  humilitas e  este, por sua vez, provém de húmus, que significa “terra fértil” então, eu conclui que ser humilde não é servir de tapete para os outros pisarem, e sim, fazer coisas simples para solucionar  problemas com resultado satisfatório e sem ataque de vaidade, cobrança de elogio e reconhecimento pelo feito. Assim, concluo que a  humildade é  um dos muitos caminhos para o aprimoramento moral e espiritual, uma virtude das pessoas de bem que possuem o coração tranquilo. Por  um longo período de minha vida, acreditei que humildade e pobreza fossem a mesma  coisa, mas não é,  pessoas milionárias podem ser humildes  como pessoas paupérrimas também. Acredito que humildade  é característica de   pessoas  sábias, inteligentes, que assumem responsabilidade perante a sua vida e a do planeta,  que inspiram  outras pessoas pelo seu exemplo de educação e sinceridade em suas  ações, independente de seus trajes, se são assinados pelos melhores estilistas, ou comprados no mais simples dos brechós e lhes digo que humildade é uma vida fértil em trabalho e partilha;  e eu não sou humildade, porque  tenho dentro de mim um vazio que não sei como preenchê-lo!

Você que  leu este post, se tiver uma sugestão  por  favor,  escreva nos comentários.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário