domingo, 19 de fevereiro de 2023

Um olhar sobre o conflito

         

Evitar  conflitos é um pensamento recorrente nas relações familiares, sociais e profissionais, porém, é inevitável porque o conflito é   inerente ao ser humano e  faz parte da dinâmica da vida das relações humanas e em seu lado positivo, cria possibilidades para o crescimento salutar, porém, se não bem trabalhados, os conflitos  tornar-se-ão  ciclos de sofrimento  e destruição que perdurarão por tempo  indeterminado. Para que haja a ruptura do ciclo e iniciar  o processo de transformação, faz-se necessário manter um viés proativo  e vislumbrar o conflito como  potencial catalisador de crescimento  e concentrar-se nas facetas menos visíveis dos relacionamentos

Sobre o conflito, usando como metáfora o corpo humano, na cabeça encontra-se os conceitos e como abordá-los e a percepção para transformação. O coração é a pulsação  da vida e  simbolicamente, o ponto de partida e de chegada, o centro da transformação. As mãos constroem, tocam,  modificam, e fazem acontecer. Os pés  e as pernas representam o elo de ligação com o chão e como as mãos, representam a ação, capaz de  transformar   os desafios da vida real incluindo  uma maneira  de abordar o conflito  de modo a reduzir a violência e aumentar a justiça  nos relacionamentos sociais, e desenvolver no grupo, a capacidade e interação  mesmo diante das adversidades.

 A vida  sem conflitos seria uma rotina tediosa,  eles fazem parte do processo  evolutivo  do homem, porém, faz-se necessário a compreensão das causas  e condições sociais e culturais  em que eles estão inseridos, para depois promover o  diálogo e  possibilitar  aos  indivíduos a participação na resolução dos conflitos que os afligem, portanto, os objetivos  de mudanças de transformações em conflitos consistem em:   no âmbito pessoal, enfatizar o potencial de crescimento e bem estar do indivíduo. À nível relacional, minimizar a comunicação disfuncional  e expandir o entendimento.  Referente ao nível estrutural, compreender e tratar as causas que dão origem ao conflito. No quesito cultural, identificar e  construir  com recursos oriundos do contexto  cultural,  maneiras construtivas para lidar com o conflito visando   a paz e o bem estar de todos porque  sempre haverá conflitos em todos os seguimentos sociais, o diferencial está em COMO líder com eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário