domingo, 23 de fevereiro de 2020

Baratas voadoras

                             A simples visão de uma barata urbana causa-me repugnância. Ontem, quando saí para tomar  a fresca, deparei-me com uma  criança  correndo atrás de uma barata na tentativa de capturá-la, talvez para a sua coleção particular ou   pelo simples prazer de vencer uma luta, quem é que vai saber!   A visão desta  luta inglória, ser humano versos insetos   fez - me  estremecer de  pavor. Era como se aquela menina estivesse  tentando capturar um filhote de jaguatirica e a mãe estive à espreita, pronta para atacar a inocente, com o intuito sagrado de defender a sua cria.
          Durante o verão, minha casa costuma ser invadida por enormes baratas voadoras, quando por descuido, deixo
 de  fechar as telas das janelas e, quando isto acontece é uma guerra, armo-me com inseticidas, chinelos e demais produtos capazes de botar para a fora, a repugnante invasora. Não é uma tarefa fácil, elas  me olham  com um olhar firme, como se  duvidassem da minha capacidade de atacá-las, mas parecem que elas já tem  registrado no DNA, que quando o inimigo é grande, o melhor é fugir e desaparecem em frações de segundos. Também pudera, são pequenas  e qualquer fresta é um esconderijo seguro.
          Uma soldado corajosa e determinada não foge à luta e, quando uma barata desaparece do nada, nunca desisto  da batalha: Arrasto móveis, limpo armários e gavetas, maleiros e mezzaninos, não importa o tempo, uma hora, um dia, uma semana, ou até um mês, seja armada com um chinelo ou com um inseticida, fato é que não sossego enquanto não expulso a invasora de meu lar.
          Tenho ciência que ambientalistas que estão lendo este post estão revoltados e esbravejando que o inseto é um importante agente ambiental, que faz a reciclagem da matéria orgânica, que  é a faxineira do planeta e também, na cadeira alimentar tem uma função importante: sacia a fome de  cobras, lagartos, pássaros entre outros. Mas isso somente é possível, se ela estiver em seu habitat natural;   no interior das residências, a história é outra porque são perigosas à saúde pois  transitam em áreas  contaminadas e carregam bactérias, vírus e vermes, que causam várias doenças. Assim, o melhor a fazer, é manter a casa limpa e bem vedada.                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário