sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Desistência

            

          Lágrimas de  desespero, inércia e  medo de arriscar diante de uma  nova oportunidade são as marcas  de  minha trajetória profissional e pessoal. Diferente de muitas  pessoas que nasceram em um beco sem vida, sem esperança e fé, eu vim ao mundo em uma família estruturada, possuidora de bens imóveis e que  me permitiram estudar até o segundo grau em uma boa escola, porém,  não enxergar o horizonte e não esforçar para alcançá-lo, deixar o desespero ser maior do que a vontade foi culpa minha, somente minha; eu tinha as armas e não lutei e pior, fiz o que é característica marcante dos fracassados e incompetentes: culpei os outros à minha volta.

          Inúmeras noites  passei em claro chorando e ruminando  a minha falta de sorte, quando na verdade, eu que não conseguia agarrar as oportunidades quando elas batiam à minha porta.  Eu tive a oportunidade de ser uma profissional  poliglota, paguei inúmeros cursos de línguas, e  é desnecessário dizer que não frequentei nenhum, que tenho em minha  estante, mais de 400 livros, referente a minha formação profissional, e nunca me dispus a estudá-los, sequer  li a orelha para ver do que se tratava. O valor gasto em compras de livros que estão há mais de 50 anos acumulando ácaro e poeira, daria para eu ter realizado o sonho de minha vida de fazer um cruzeiro internacional.

          Existem  pessoas que nascem  e crescem em um beco sem saída e conseguem romper o muro sair, crescer, semear, florescer, colher os frutos de seus esforços, eu fiz pior, além de  não conseguir vencer, consegui  estacionar no lugar em que meus pais  me deixaram   e aceitei como uma sentença perpétua o meu lugar de incompetente e não fiz sequer o básico para  dar o primeiro passo e avançar um centímetro e  na inércia  reside  a diferença discrepante entre o vencedor e o fracassado. Eu acostumei com o mínimo, em ser humilhada no trabalho por não prestar um serviço de qualidade, acomodar-se também é uma  maneira de desistir, e eu desisti de mim mesma, não sei em qual momento de minha, eu esqueci a coragem, o esforço, a determinação e persistência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário