domingo, 21 de agosto de 2022

Medo

                   

Caminhada  do medo  que invade o corpo e a alma. Sim, durante a minha jornada em busca de libertação do jugo familiar e à procura de um amor, tantas foram as situações difíceis que por vezes, parecia que o chão fugia de meus pés e que o céu iria desabar sobre a minha cabeça. De repente, o último vestígio de  esperança, a tão falada  luz o final do túnel se apagava e imperava a escuridão e o tempo parecia parar, agora, olhando pelo retrovisor da vida, ainda  sinto o mesmo terror que paralisava o meu raciocínio e eu não conseguia pensar em uma maneira de seguir adiante.

                Sempre que puxo pela memória, os medos estão por perto, à espreita prontos para invadir, e não medo de sentir medo, mas medo real, diante de um perigo eminente como o de ser expulsa de casa, pelos meus pais, caso não seguisse as suas regras; o medo de eles morrerem e eu não ter o que comer e onde morar. O medo de  ser rapitada e vendida para uma fábrica de fazer sabão, como dizia a minha avó. O medo de não conseguir aprender a tabuada e ter que ficar ajoelhada sobre grãos de milho, de ser  reprovada e não poder voltar a escola, não que eu gostasse de estudar, mas durante o período de aula, eu descansava dos serviços domésticos.

                ]Aprendi na escola  que  o medo é uma herança ancestral e cultural e  experimentados por todos os povos desde sempre e graças a este medo, o homem sobreviveu aos perigos, porque temeu, ficou à espreita, estudou os inimigos e os venceu, umas vezes com a força bruta e outras pela inteligência. A humanidade evoluiu, principalmente no quesito tecnologia, mas o fiel  medo permaneceu e  cresce a cada dia, tememos dos vírus  até os nossos semelhantes, e até os perigos que vem do céu aumentaram, antes, somente cometas e asteroides, agora, é lixo espacial caindo para tudo enquanto é lado isto sem falar em guerras, tráfego humano, desemprego, mudanças climáticas e por aí afora. O medo gera inimigos reais e imaginários.

-Será  que  um dos piores medos é aquele que transforma o outro num inimigo ameaçador?

-Quantas vezes, diante de situações de medo, agimos com precipitação?

-Já tivemos medos que provaram não ter fundamento?

- Quantas vezes nos deixamos levar por medos enganosos?

São tantas as questões sobre o medo que tenho medo até de pensar sobre o medo, pois  não houve um único dia em minha vida que não temi algo.

 

E você, que leu este post,  qual o seu maior medo? Responda nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário