quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Tristeza

                 Meu coração está tão nublado quanto este dois de dezembro de 2021 e existe uma razão para isso. Sou uma pessoa de planejamento, e planejamento em longo prazo, como toda pessoa  pobre porque para conseguirmos uma coisa, precisamos abrir mão de outra. Já no primeiro dia do mês, enviei uma mensagem a uma amiga, convidando-a para passar o   natal ou a virada do ano comigo e hoje chegou a resposta, ela não virá.

            Para  algumas pessoas, uma resposta negativa, nestas circunstâncias seria  um alívio, uma pessoa a menos para comer e sujar louça,  mas para mim,  a recusa abriu uma ferida  antiga. Na infância, sonhei participar de comemoração natalina,  vivia com minha família, ou seja, tinha pessoas à minha volta, mas não havia o costume de comidas  típicas de natal, nem de ir à missa do galo. Às vésperas da chegada do Menino Deus ao mundo, antes de dormir apenas rezava o terço e no dia 25 de dezembro, o almoço do domingo tradicional, ou seja, havia carne à mesa.  Já na fase laboral, quando eu tinha dinheiro,  não tinha tempo pois estava na escala de trabalho e  quando tinha tempo, não havia dinheiro.

            Hoje as coisas mudaram, tenho todo o tempo do mundo para festejar,  dinheiro para uma comemoração simples, sem requinte, mas falta o mais importante:  pessoas para celebrar.  Na ânsia de ganhar à vida, de viver o sonho de  ser o primeiro, o melhor, não fortaleci laços de amizades, não constitui família e perdi o vínculo a minha família original. Tudo passou: o trabalho, os namoros, as amizades superficiais e fique só, profundamente só.

 

Se  algum leitor  também não tem com quem celebrar as benções recebidas em 2021, deixe o  seu comentário e se possível, uma sugestão  para amenizar a solidão da velhice.

João Francisco.





Nenhum comentário:

Postar um comentário