quarta-feira, 23 de junho de 2021

São Serafim de Sarov

                           Dizem que   na internet  se encontra resposta para tudo. Eu não tenho esta certeza porque  estou há horas  elaborando perguntas ao Google, em busca de respostas para   as sábias orientações de São Serafim de Sarov (1754-1833) e não encontrei  nada que satisfizesse a minha curiosidade científica.

I –“Beba água  da fonte onde os cavalos bebem”  Bem,   já diziam  os antigos que os animais tem preferências por águas límpidas e frescas, assim, em seu habitat, optam pela qualidade, já os pobres animais que perambulam pelas ruas das cidades não têm este privilégio e quando a sede aperta,  saciam-na com  a que encontrar ou lhe for oferecida.

II- “Estenda sua cama onde o gato dorme” Esta eu encontrei uma resposta,  ele prefere os locais com maior incidência de ondas radiestésicas, não faço a menor ideia do que seja isto.

III – “Coma a fruta que tenha sido tocada por uma larva”. Esta eu sei a respostas,  nem precisei pesquisar, sinal de que ela é orgânica e que não está envenenada.

IV – “Naturalmente colha o cogumelo em que os insetos pousem”  Esta também não precisei pesquisar, pois as mães  desde sempre aterrorizam a criançada sobre o risco de ingerir cogumelos venenosos e conhecer  São Pedro bem antes do previsto.

V- “Plante a árvore onde uma marmota cava.” Não encontrei uma explicação e não arrisco palpite porque nem conheço marmota. Sei apenas que é  um roedor.

VI- “Construa sua casa onde a cobra fique para se aquecer.” Não encontrei  uma explicação científica, mas arrisco um palpite: cobras gostam de calor mas  odeiam sol  torrar-se ao sol ardente, então  deve ter um calor ideal.

VII –“ Cave seu poço onde os pássaros se protejam do calor.” Também não encontrei resposta. Será que tem  alguma relação com lençol freático?

VIII – “Durma e desperte nas mesmas horas que os pássaros o fazem - você colherá todos os dias grãos dourados.” Sou  adepta desta premissa. Somos filhos do sol, e acredito piamente que a noite  é para descansar nos braços da grande mãe terra.

IX -  “Coma mais verde - você terá pernas fortes e um coração resistente, como os seres da floresta.”  Disto não tenho a menor dúvida e os médicos e nutricionistas também.

X –“ Nade com frequência e você se sentirá na terra como o peixe na água.” Nadamos no útero materno,  á água nos reconecta com a nossa origem, lava o corpo e alma.

XI – “Olhe para o céu quantas vezes for possível e seus pensamentos se tornarão leves e claros.” Eu não duvido,  mas também surgirão muitos dúvidas sobre a imensidão do universo.

XII- “Fique calado o bastante, fale pouco - e o silêncio entrará no seu coração e seu espírito  ficará  calmo e cheio de paz.  Não encontrei uma resposta científica para esta frase, porém, desde sempre os sábios de todos os lugares incentivam o silêncio para aquietar o coração e encontrar a sabedoria. Estes ensinamentos são do século XVIII e  no alvorecer do século XX, não encontrei resposta científica para estas questões, porém, acredito piamente  em São Serafim de Sarov e  sugiro a todos que pesquisem sua biografia. Ele é cativante.

Se alguém tiver respostas, deixem- nas nos comentários.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário