quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Evita Perón

                                           
                          
«Se me perguntassem o que eu prefiro, minha resposta não demoraria em sair de mim: gosto mais do meu nome de povo. Quando um garoto me chama de “Evita”, me sinto mãe de todos os garotos e de todos os fracos e humildes da minha terra. Quando um operário me chama de “Evita”, me sinto com orgulho companheira de todos os homens.» (Fragmento do livro “A razão da minha vida” escrito por Eva Perón em 1951).

                     Para cada pessoa  existe uma música que  penetra  fundo na alma e  faz lágrimas sinceras escorrer silenciosamente,  é como se tivesse sido  composta para ela e no embalo da melodia as feridas  cicatrizam. Existe também aquela canção que eterniza  um momento histórico e a personalidade que o deixou para a posteridade, como Don'Cry for Me,Argentina,  de autoria dos britânicos Andrew Lloyd Webber ( melodia)  Tim Rice (letra) interpretada por várias artistas, entre elas, desta-se a  magnífica interpretação da cantora espanhola Paloma San Basilio. Foi escrita para um musical e retrata de maneira poética a trajetória da menina pobre e bastarda María Eva Ibarguren, posteriormente, Evita Perón.

         Qualquer pessoa, dotada com o mínimo de sensibilidade, mesmo desconhecendo o peronismo, se emociona  com a beleza  da música e procura pesquisar sobre a pessoa que foi capaz de  inspirar tão comovente canção e se deslumbra com a trajetória da Primeira-dama Argentina,  Evita Perón. Para uns a santa, mãe dos pobres e descamisados e para outros a  oportunista e demagoga. Uma mulher muito amada e odiada!

        Apesar de seu excessivo luxo e dos severos ataques da  oposição cumpriu  bem a sua função de Primeira- dama durante os cinco anos de vida pública. Supervisionou projetos sociais, construiu escolas, creches, asilos, lares para  mães solteiras, hospitais e também deixou um grande legado às mulheres argentinas: o direito ao voto feminino. Vestida com as melhores grifes e coberta com valiosas jóias, trabalhando até 18 horas por dia, conseguiu melhor a vida de milhares de argentinos.  Ela fez por onde sem homenageada com tão linda canção:Don'Cry for Me,Argentina.

Trecho da canção em português

“(...)Não chores por mim Argentina
Minha alma está contigo,
A vida inteira eu te dedico
Mas não me deixes fica comigo...”

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário