terça-feira, 23 de julho de 2019

Complexo de Cassandra



        A questão de credibilidade de uma pessoa é um mistério! Existem aqueles que  contam mentiras  diariamente e são levadas a sério pelo círculo de amizade e convivência, mesmo os fatos provando que  não há vestígios de verdades em suas falas; em contrapartida, há aquelas que  são sérias e verdadeiras, porém, desacreditadas por todos e não  há comprovação científica ou do curso diário da vida que faça com que  estas infelizes  tenham credibilidade.
        Cientes de seu valor, estes arautos do deserto, aprendem desde a mais tenra infância a lidar com o descaso  dos outros e não levam a sério o menosprezo de suas  ideias porque acreditam que de uma maneira ou outra a sua semente vai  germinar,  mesmo que a  gloria mundana seja atribuída a outros, eles sabem que a vitória é sua como bem ilustra o  hábito de  copos retornáveis para o lanche da tarde do Clube de Mães de uma cidade do interior de São Paulo.
        Atenta às questões ambientais e do longo período da  decomposição do plástico na natureza, Andreara decidiu levar  o seu copo retornável  pelo desejo de fazer a sua parte e para estimular as colegas, todas já sexagenárias. Ao ver que  não houve adesão ao seu exemplo, postou  no grupo   informações precisas sobre os riscos do material descartável e de sua pegada hídrica que é alta. Mesmo sem seguidora, continuou a fazer a sua parte e aos mais chegados, emprestava um copo retornável.
        Com tristeza no coração porque é  uma pesquisadora séria, Andreara convive com o seu complexo de Cassandra  desde a infância, se não  é levada a sério pela argumentação, ela tenta pelo exemplo, porque os “exemplos falam mais que as palavras” diz um velho adágio popular, e para a sua surpresa,  em uma tarde como as outras, a coordenadora do  Clube de Mães, propôs ao grupo que todas levassem o seu copo retornável e  houve adesão maciça  à novidade. Seu coração se rejubilou de alegria porque  seu objetivo fora alcançado, ao contrário de Cassandra de Tróia  que viu sua cidade e seu povo serem destruídos porque ninguém acreditou em suas  profecias e conselhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário