quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Sugestão ao pároco

                  

         Visitei a sua cidade e fique triste com deficiência de atividades culturais e manifestações religiosas isto traz consequências para as crianças e jovens, é como se as indicassem o caminho para  das drogas e demais  posturas não contempladas pelos Dez Mandamentos da Lei de Deus. É sabido que pequenas paróquias sofrem  com baixo orçamento para as despesas fixas, imprevistas e ocasionais, porém, muitas coisas podem ser feitas com custo baixíssimo ou zero, desde que haja um bom líder.

         Para ficar claro, opto por dar exemplo:

1º- Os lagos secos da praça da matriz,  um estimulo ao trabalho voluntário, com a doação de esterco e terra pelos fazendeiros, podem ser transformados em belos canteiros de chanana, esta planta de flor amarela que nasce espontaneamente nas calçadas  e não precisa de grandes cuidados pois agradece com belas floradas,  os nutrientes retirados da terra e precisa de pouca água. Quem poderia  ficar à frente dos trabalhos? A pastoral da família, os grupos da perseverança ou  criar o  grupo de consciência ambiental. Caso não encontre  pessoal disponível dentro da própria comunidade religiosa, uma parceria com os o chefe  do presídio, para oferecer  trabalho  aos presos que não representam perigos para a sociedade, como pensão alimentícia em atraso, acidente de trânsito e outros pequenos delitos, uma vez que vai preso mesmo, apenas estes que não dispõem de boa assistência jurídica.

2º - Há um coreto disponível na praça da matriz e a família de Deus sem espaço de laser para os pequerruchos; sem onerar os cofres da igreja, apenas com parcerias com as escolas de dança, música, teatro, canto,  academias de artes marciais, oferecer o espaço à moda de Dom Bosco: após a missa, uma apresentação gratuita, coisa pequena, no máximo de 60 minutos. E sendo o último  final de semana do mês reservado para combater a intolerância religiosa, sem longas e tediosas discussões,  abrindo espaço para apresentação de  corais ou cantor gospel. A igreja oferece gratuitamente o espaço e eles apresentam gratuitamente também. Permuta.

         Aparentemente, pequenas atividades, porém, na formação humana  representam muito porque está direcionando o olhar  da molequecada  para  outras expressões culturais.  Bebidas e drogas   são ofertadas  24 horas por dias, 365 dias por ano e  as ovelhas de Deus  precisam de mais e com um Bom Pastor a pastorear, o resultado será   esvaziamento das penitenciarias, mortes prematuras  e   um Rebanho mais feliz e unido.

         Vou lhe contar a história de Clarinda, que vive em uma cidade do litoral. Ela sofreu um acidente de trabalho e foi aposentada  aos quarenta anos de idade. Nos longos  e dolorosos tratamentos para voltar os momentos dos braços ela conheceu a dança circular, esforçou e hoje, pode-se dizer que 70% dos movimentos foram recuperados e, junto com as colegas de  fisioterapias,  formaram um grupo de dança na praia. É um trabalho voluntário, aberto ao público em geral, principalmente os da terceira idade, e que tem ajudado a muita gente a recuperar a autoestima, equilíbrio e alegria de viver. Eu já participei algumas vezes, quando lá estava de férias. O pouco de cada paroquia se torna muito  quando o Bom Pastor está à frente do Rebanho com Deus no coração, persistência e paciência porque oferecer o melhor aos paroquianos não é fácil pois está competindo com as redes sociais, bebidas, drogas e sexos comercial.

 

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário